fbpx

Maturidade Digital

O que é Maturidade Digital?

Maturidade Digital é uma junção de duas dimensões independentes, mas que se relacionam perfeitamente. A primeira delas é a intensidade digital, que se refere ao investimento tecnológico para implementar iniciativas capazes de mudar as operações da empresa, sejam elas o compromisso com os clientes, modelos de negócios ou até mesmo operações internas. A segunda dimensão envolve a gestão da transformação, onde as lideranças da empresa precisam criar o ambiente ideal para impulsionar a mudança digital. 

Sendo assim, para que uma empresa se mantenha competitiva, é necessário que tenha um processo contínuo de melhoria que analise o posicionamento da empresa em termos de suas capacidades de TI e da qualidade de suas propriedades e serviços. Os modelos de maturidade são ferramentas úteis que visam ajudar essas questões específicas. A maturidade caracteriza os níveis de desenvolvimento de uma dimensão específica. Dessa forma, a natureza de um modelo de maturidade consiste em fases cronológicas que avaliam o nível de desenvolvimento de uma empresa. Quanto ao uso na prática, modelos de maturidade são utilizados para revelar níveis de desenvolvimento atuais e desejáveis.

Características da maturidade digital

  1. Automação: A automação é a principal característica da maturidade digital para as empresas. Quando a corporação está nesse patamar, os processos acontecem de maneira praticamente instantânea.
  2. Inovação: A maturidade digital é caracterizada pelo crescimento da receita comercial da empresa. Com o uso de ferramentas digitais é possível atingir este nível. Para isso, é preciso repensar e reinventar processos corporativos, gerenciando a inovação de maneira sistemática.
  3. Simplicidade: As ferramentas digitais devem tornar os processos mais simples. Aliás, elas devem facilitar tarefas que eram complicadas antes do mundo digital. O ideal é que as funções principais possam ser acessadas em poucos cliques, quanto mais velozes forem, melhor os resultados obtidos.
  4. Autonomia: Quando cada colaborador tem autonomia para realizar suas atividades, a criatividade pode ser colocada em prática. 
  5. Proficiência Digital: Com o uso de tecnologias bem escolhidas é possível diminuir os custos da operação, melhorar os resultados e ampliar a receita. Para isso, é importante investir em profissionais dedicados ao mundo digital. Além disso, é uma maneira de otimizar o insights do negócio.
  6. Flexibilidade: quando a cultura é flexível fica mais fácil explorar diferentes pontos de vista e conhecimentos.
  7. Interação entre setores: Com o uso de sistemas automatizados, diferentes setores conseguem interagir de uma maneira prática. É importante porque garante mais confiabilidade nas trocas de informações e gera segurança para todos os envolvidos.

Índice de Maturidade Digital 

O modelo proposto pelo Google e BCG, cita 4 estágios de maturidade:

  1. Nascentes: nível mais básico, em que empresas fazem campanhas usando dados de clientes gerados e mantidos por terceiros, com baixa ligação a resultados;
  2. Emergentes: empresas fazem campanhas baseadas em dados de consumidores gerados e mantidos pela própria empresa, além da compra de mídia programática;
  3. Conectadas: empresas mantêm dados integrados e ativados ao longo de múltiplos canais, com conexão clara a ROI e resultados de vendas;
  4. Multimomento: nível mais evoluído, em que empresas têm execução otimizada e personalizada baseada no resultado individual de cada cliente, em todos os canais.

Além de apresentar o modelo, eles também realizaram uma comparação entre as empresas brasileiras e europeias, para entender qual é o índice de maturidade digital do nosso país, demonstrado na figura abaixo. 

Fonte: Google e BCG

 

Conclusão 

Sendo um dos melhores jeitos de medir o quanto uma empresa está evoluindo digitalmente, a utilização dos conceitos e índices da Maturidade Digital é um caminho obrigatório e sem volta para os sistemas de produção modernos, onde as vantagens são enormes e necessárias para que a indústria mantenha a sua competitividade nesta nova era.

 

Acompanhe nossas redes e fique atento às novidades!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *