fbpx

Impressão 3D na Arquitetura

Dentro do universo arquitetônico, é muito comum se deparar com ideias que precisam se tornar mais palpáveis para a equipe de trabalho e clientes. Diante disso, um recurso muito explorado por profissionais da área é a utilização da impressão 3D. 

É possível utilizar essa tecnologia em vários momentos do projeto, desde o primeiro protótipo de modelo, até a fabricação de peças exclusivas para compor o ambiente desejado. Entendi, mas quais são as possibilidades realmente?

  • Impressão de Sketches e desenhos

Vários arquitetos e futuros arquitetos já utilizam a impressão 3D na criação de maquetes e protótipos a partir dos seus sketches e desenhos, utilizando esta ferramenta para auxiliar na pré-visualização de seus projetos. Por outro lado, quando os clientes conseguem analisar as ideias dos profissionais de uma maneira mais palpável como essa, as chances de sucesso do projeto são muito maiores, reduzindo ainda o risco de alterações após a sua conclusão. 

  • Design arquitetônico

Ao se desenvolver projetos que necessitem da criação de sistemas planos e/ou espaciais, é muito importante utilizar ferramentas inovadoras e de alta qualidade, pois este mercado possui uma alta competitividade, e, utilizar uma tecnologia, como a impressão 3D, para a elaboração do design arquitetônico pode ser um grande diferencial. 

Além disso, é possível imprimir o projeto em partes, visualizando apenas as estruturas desejadas antes da sua conclusão. Assim, qualquer alteração pode ser feita de maneira muito mais rápida, evitando erros futuros. 

  • Produção de peças que compõe o ambiente – Design de Interiores

Depois da sua conclusão, é hora de ver o projeto tomando forma, acompanhar a obra e garantir que tudo sairá conforme a proposta. Para acertar até nos mínimos detalhes e garantir uma experiência exclusiva para seu cliente, é possível imprimir peças com designs únicos, que casam perfeitamente com a proposta e que trazem um valor agregado ainda maior.

 

Por fim, podemos visualizar o futuro da Impressão 3D na arquitetura com a impressão de casas e estruturas. Com a evolução da manufatura aditiva, todos os dias surgem novas pesquisas e oportunidades de desenvolver materiais capazes de transformar a nossa maneira de enxergar o mundo. Já existem projetos de pesquisa que visam à construção de casas através dessa tecnologia, além de que, já existem estruturas sendo impressas em 3D com materiais extremamente resistentes e muito confiáveis. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *