fbpx

Desafios da Indústria 4.0

As organizações estão em constante transformação de seus processos buscando o aumento dos seus resultados e otimização das suas atividades. Esta busca demanda desenvolvimento, implementação tecnológica e investimento, além de tempo e recursos que devem ser constantemente priorizados para uma jornada efetiva.

A Transformação Digital é uma realidade que tem desafiado muitas empresas de diversos segmentos na busca por tecnologias que as suportem nessa jornada. Se por um lado, essa nova realidade traz novas possibilidades de integração tecnológica, por outro, a percepção de valor para uma implementação que gere de fato um resultado se torna um grande desafio.

Realizar as melhores escolhas com base em prioridades bem definidas está se tornando cada vez mais necessário no mundo corporativo, além de se tornar um diferencial competitivo. Mas quais são as melhores escolhas e como elas devem ser realizadas?

Panorama Atual

Este é, com certeza, o maior desafio da Indústria 4.0 no Brasil e no mundo atualmente. Identificar e selecionar projetos de cunho tecnológico cujos impactos operacionais demonstram ser de maior relevância sob a ótica da Manufatura de Classe Mundial – WCM, e dessa forma, trilhar um caminho de priorizações que suporte a transformação digital através da aplicação das tecnologias que compõem a Indústria 4.0, sustentando a busca pela excelência operacional.

De acordo com SENGE (2009), à medida que o mundo se torna mais interconectado e os negócios se tornam mais complexos e dinâmicos, será mais fácil aprender no trabalho, e destaca a importância do aprendizado como fator de geração de valor entre os diferentes níveis da organização. No entanto, identificar os fatores geradores de perdas de valor no fluxo de operação, e adicionar a estes elementos as soluções de cunho tecnológico se tornam um desafio.

Quais as soluções?

Para tanto, estão sendo desenvolvidas metodologias que suportam as tomadas de decisão visando a busca pela excelência operacional. Utilizando a construção de uma  metodologia de análise multicritério é possível identificar e selecionar os projetos de cunho tecnológico cujos impactos operacionais demonstram ser de maior relevância, sob a ótica da Manufatura de Classe Mundial – WCM.  Os modelos apresentados demonstram uma objetiva relação entre os projetos de cunho tecnológico e a sua relevância operacional, suportando o processo de escolha e tomada de decisão dos projetos.

 

Fique ligado, I4.0 não é somente implementar tecnologias modernas isoladamente, mas criar suporte para seguir um caminho conectado de transformação digital que faça sentido para realidade da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *