fbpx

Como são fabricadas as Face Shields da MAHA 3D?

Face shields são máscaras de proteção facial que funcionam como um escudo ao rosto humano. Seu uso tem sido fundamental no combate ao COVID-19 por proteger quem a utiliza de respingos de saliva, sangue ou outros fluidos que possam estar contaminados, sendo classificadas como um EPI (equipamento de proteção individual). A Prusa3D by Josef Prusa, empresa e centro de pesquisa da República Tcheca, disponibilizou em seu site o modelo e as especificações da máscara confeccionada por ela, com intuito de que empresas de outros países pudessem fazer a impressão e distribuição aos profissionais de saúde.

A MAHA 3D, em uma parceria com a Prin3D, a Prefeitura de Curitiba e o FabLab da Agência de Inovação, se inspirou no modelo da Prusa3D para, através de doações, coordenar a produção dos face shields e distribuir de maneira gratuita para os profissionais da área da saúde e outros trabalhadores que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Em outra frente de trabalho, a MAHA 3D, com todos os custos arcados pela própria empresa, está produzindo os Face Shields e fornecendo a todos os profissionais individuais que desejam adquirir este equipamento a um preço justo e acessível.

A fabricação da Face Shield

A partir do modelo disponibilizado pelo centro de pesquisa tcheco, a MAHA 3D, em parceria com a Prin3D, fez adaptações criando uma nova máscara com menor tempo de impressão, aumentando assim o total de acessórios confeccionados em um único dia.

Através do FabLab e com a parceria da empresa e a Prefeitura de Curitiba, são 24 impressoras trabalhando diariamente para imprimir os face shields. Cerca de 200 máscaras ficam prontas todos os dias para a distribuição através da Defesa Civil.

Na sede da empresa são 7 máquinas trabalhando 24h para atender não só Curitiba mas todo o Paraná.

Os materiais utilizados como matéria-prima na confecção do equipamento são o PLA (Filamento para Impressão 3D), viseira de PETG Cristal e um elástico para o ajuste na cabeça. Os polímeros são utilizados para imprimir as tiaras que ligam o escudo transparente de PETG ao elástico, mantendo a máscara presa à cabeça.

A impressão de uma máscara dura em torno de 2h. As peças são fabricadas separadamente e a montagem é feita ao final, prendendo o elástico na tiara e depois conectando com a parte superior do escudo transparente.

Recomendações da impressão e distribuição das Face Shields

É importante que os face shields sigam as recomendações de proteção da OMS (Organização Mundial da Saúde) e todas as máscaras fabricadas no Brasil precisam atender os padrões exigidos pela Anvisa.

As impressões e fabricações das nossas máscaras são feitas em um ambiente controlado, nossos colaboradores e voluntários vestindo roupas de proteção e máscaras. Há todo um cuidado tanto para imprimir, quanto ao manuseio de montagem, armazenamento e distribuição, evitando assim a contaminação dos face shields.

Como o vírus pode sobreviver em superfícies plásticas de 2 a 3 dias, recomendamos que a distribuição do equipamento para o profissional da saúde seja feita após esse período para evitar que a contaminação e transmissão do COVID-19. Ainda, recomendamos que os Face Shields sejam enviados desmontados em formato de kit, pois todas as partes devem ser higienizadas e esterilizadas separadamente antes da montagem e posterior uso.

Como ajudar na produção e divulgação do projeto

Todos os reforços e ajuda são importantes durante a pandemia. Todos os dias, profissionais da área da saúde, funcionários de hospitais, policiais e bombeiros atuam na linha de frente no combate ao novo Coronavírus. Nossa missão é aumentar a proteção e melhorar a qualidade de trabalho dos profissionais e contamos com voluntários nessa trajetória.

Se você quer ajudar a fortalecer o projeto da MAHA 3D junto com a Prefeitura de Curitiba e o FabLab, existem três formas:

Doação de polímeros: Para doações da matéria-prima de confecção das face shields, entre no site www.valedopinhao.com.br.

Impressoras 3D: Se tem uma impressora e quer ajudar na confecção das máscaras, fale conosco! Mande uma mensagem por aqui ou pelo Instagram @maha3d_.

Divulgue: Ajude a espalhar a iniciativa compartilhando informações nas suas redes sociais. Todo apoio é bem-vindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *