fbpx

O Papel da Impressão 3D na robótica

A impressão 3D é uma temática que mexe com o imaginário de inúmeras pessoas, principalmente por passar uma ideia de algo futurista e ainda distante da realidade, quando na verdade essa tecnologia já se faz muito presente e tende a crescer ainda mais, se dividindo nas mais diversas áreas, sendo uma delas, a impressão 3D na robótica, tema central deste conteúdo. 

Para melhor entender como funciona a impressão 3D na robótica, é preciso conhecer anteriormente o conceito dessa tecnologia como um todo para que seja possível compreender a importância dessa área. Confira abaixo: 

O que é Impressão 3D? 

Também conhecida pelos nomes de manufatura aditiva ou prototipagem rápida, a impressão 3D pode ser definida como: uma série de procedimentos que visam a criação e produção de objetos tridimensionais através de uma combinação sucessiva de camadas que se ligam dando origem a um novo produto. 

As principais matérias primas utilizadas nesse processo são o plástico, metal, papel, borracha, vidros e até cerâmica, sendo possível originar uma verdadeira infinidade de objetos e até mesmo tecidos vivos. 

Essa é uma tecnologia que já traz mais de 3 décadas de intensas e complexas pesquisas, tendo seu surgimento no ano de 1984, quando o engenheiro Charles Hull patenteou um procedimento chamado de estereolitografia, que é considerada a primeira técnica de impressão 3D. 

Com o passar dos anos, novas técnicas e estudos foram desenvolvidos até que fosse possível usar a manufatura aditiva em muitos segmentos, tendo grande papel na área de robótica. 

O papel da impressão 3D na robótica

Os estudos em robótica também abrangem uma grande quantidade de segmentos, podendo contribuir com a engenharia, com a medicina, indústria aeroespacial, indústria automotiva e até mesmo na tecnologia doméstica através do desenvolvimento de computadores, softwares, sistemas e, é claro, os robôs propriamente ditos. Através de uma série de técnicas, tudo isso visa oferecer soluções inteligentes que venham a tornar desde o nosso dia a dia até a evolução do mundo muito mais simples.

É nesse contexto em que é introduzida a impressão 3D na robótica, através de um método que é utilizado desde o ano de 2016 e que permite a criação e impressão de pequenos robôs, tal técnica é chamada de impressão hidráulica. 

Essa técnica nasceu por meio dos estudos de cientistas do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência artificial da Universidade de Massachussets e promete otimizar a produção de robôs. 

Através da impressão hidráulica, que combina técnicas envolvendo a impressão de materiais líquidos e sólidos durante o mesmo processo, cria-se o corpo de um robô de pequeno porte com as mais variadas funções em até 22 horas, sendo excluídos do processo apenas o motor e a bateria, os quais são acoplados posteriormente.

A participação da manufatura aditiva no segmento da robótica não se limita apenas à impressão hidráulica, mas também pode auxiliar no próprio estudo de produção e desenvolvimento de robôs. Muitas aulas contam com a presença de máquinas de impressão 3D permitindo que a observação e entendimento dos conceitos e protótipos ocorram de forma muito mais eficiente e profunda. 

Por fim, também é possível criar partes e componentes de robôs que podem ser um complemento na alta performance do conjunto, um excelente exemplo disso se dá pelo trabalho realizado por cientistas da Universidade de Cambridge. 

Nesse projeto, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma mão que simula várias características de mãos naturais humanas, como ossos e ligamentos. O projeto ainda é somente capaz de fazer alguns movimentos simples, mas é capaz de tocar pequenas seqüências de notas em um piano, por exemplo, o que promete grande evolução no ramo tanto da impressão 3D, como da robótica

Dado a todas as informações citadas acima, é possível ter expectativas muito positivas em relação à presença da impressão 3D na robótica, trazendo inúmeras melhorias para ambas as tecnologias. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *