fbpx

Face Shield: Por que tão importante para o combate ao Coronavírus?

Muitos setores essenciais não podem parar durante a pandemia do novo Coronavírus (ou COVID-19). Trabalhadores que continuam suas jornadas e profissionais da área de saúde precisam de maior proteção contra o vírus, e pensando nestes profissionais é que a MAHA 3D, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, está produzindo as máscaras chamadas de face shields.

Diferente da máscara cirúrgica, que cobre apenas o nariz e boca, a face shield atua como um escudo, uma barreira física cobrindo toda a área do rosto da pessoa – daí o nome, que traduzido para o português fica “escudo facial”. Estas máscaras são fabricadas através da impressão 3D com polímero de matéria-prima. Após a impressão, ela passa por um processo de montagem, unindo as tiaras e elásticos que prendem as extremidades, com a viseira transparente.

A Face Shield da MAHA 3D

O modelo da máscara fabricada pela MAHA 3D é baseado no protótipo de face shield disponibilizado pela empresa Tcheca, Prusa Printers.Pensando na maior proteção dos profissionais que atuam na linha de frente do combate à disseminação do COVID-19, principalmente médicos, enfermeiros e bombeiros, assim como proteger e facilitar a rotina dos outros colaboradores dos setores essenciais, o acessório contém três peças: a viseira (placa transparente que cria a barreira), tiara e elástico ajustável.

A face shield protege do contato com gotículas de saliva, fluidos nasais e secreções que estejam contaminadas com o vírus. Mas é importante ressaltar que para os profissionais da saúde que estão em contato direto com pacientes contaminados, o uso do escudo não elimina uso da máscara cirúrgica, ele atua reforçando a proteção.

Cuidados com a Face Shield

A utilização da máscara reforça a proteção, mas é importante que a distribuição, o estoque do acessório e manuseio precisam ser feitos com cuidados especiais para evitar a contaminação do material.

A confecção do escudo é feita em ambiente esterilizado. As peças são impressas em uma temperatura muito alta, saindo da impressora já esterilizadas. O manuseio após a impressão é feito com luvas e imediatamente são colocadas em plástico selável.

Mesmo com todas as cautelas na produção, é recomendado que se espere de 2 a 3 dias para que as máscaras sejam utilizadas, já que esse é o tempo estimado que o vírus pode sobreviver na superfície do plástico. Respeitar esse tempo é diminuir ainda mais o risco de transmissão.

Outra recomendação é não armazenar todas as face shields em um único ambiente, impedindo a contaminação cruzada entre as máscaras.

Por ser feita de plástico, a máscara é reutilizável, mas sua higienização e esterilização deve ser feita de maneira correta, com soluções de água, sabão e água sanitária.

Facilidades da Face Shield

Em comparação às outras máscaras, a face shield é recomendada pelas vantagens:

● Dupla proteção para o indivíduo;

● A face shield é reutilizável;

● Evita que o profissional que utiliza contraída o COVID-19;

● Impossibilita a transmissão do vírus se usada por um paciente contaminado;

● Protege contra gotículas e respingos de fluidos.

Como ajudar

Se quer ajudar e fortalecer esse projeto da MAHA 3D junto da Prefeitura de Curitiba e a FabLab, existem três formas:

Doação de polímeros: Para doações da matéria-prima de confecção das face shields, entre no site www.valedopinhao.com.br.

Impressoras 3D: Se tem uma impressora e quer ajudar na confecção das máscaras, fale conosco! Mande uma mensagem por aqui ou pelo Instagram @maha3d_.

Divulgue: Ajude a espalhar a iniciativa compartilhando informações nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *