fbpx

Digital Manufacturing

O que é Digital Manufacturing?

De maneira geral, podemos dizer que a Manufatura Digital é a prática de se adotar a ajuda de sistemas computacionais em serviços de manufatura, cadeia de suprimentos, produtos e processos. Dessa forma, as tecnologias de manufatura digital conectam sistemas e processos através de todas as áreas da produção, criando então uma abordagem integrada de manufatura, desde o projeto inicial até a fabricação e venda dos produtos finais.

 

Quais as tecnologias usadas na Manufatura Digital?

Dentre as principais tecnologias, podemos citar os sistemas computadorizados integrados que incluem ferramentas para modelagem e visualização 3D, simulação e análise para criar produtos e definir processo de acordo com os conceitos de Engenharia Concorrente. Podemos referir estas tecnologias a um modelo baseado em 3 etapas: planejamento eficiente, simulação em ambiente virtual e a validação dos resultados simulados em relação às metas de produção.

 

Os 3 Aspectos da Manufatura Digital

Este conceito pode ser dividido em 3 principais áreas, sendo elas: ciclo de vida de produto, fábricas inteligentes e gestão de cadeia de valor. Onde cada uma destas áreas refere-se a diferentes aspectos da manufatura, desde o design e inovação de produto, até a otimização das linhas de produção e de recursos para a melhor satisfação do consumidor final.

O Ciclo de Vida de Produto começa com a engenharia de projetos antes de se investir em matéria prima, produção e serviços de acompanhamento do ciclo de vida do produto final. Utilizando dados digitais, permitem-se revisões de projeto e especificações a todo o momento durante o processo de manufatura.

O conceito de Fábricas Inteligentes envolve o uso de máquinas inteligentes, sensores e ferramentas capazes de retornar informações em tempo real sobre os processos de manufatura, proporcionando uma maior visibilidade da fábrica como um todo, trazendo assim otimizações em desempenho de todas as áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *